EVITE A PERDA DE MEMÓRIA FAZENDO TRICÔ

FacebookTwitterPinterestGoogle+WhatsApp

Será que você está realmente fazendo atividades relaxantes?

Hoje em dia com o acúmulo de informações e com tantas preocupações, não é fácil se desconectar dos problemas. Após um longo dia de trabalho, é bem provável que ao chegar em casa você ligue o computador ou televisão e ainda que tenha em mente não ficar muito tempo na frente da tela, horas depois percebe que o tempo passou e você não fez nada além de ficar ali sentado, vendo um vídeo, lendo sobre celebridades ou qualquer outra coisa nada produtiva.

O número de pessoas com mais de 50 anos que tem como hábito se conectar na internet só aumentam e não percebem que isso compromete as horas que deveriam ser para relaxar e dormir. No estresse do dia a dia, recorrem a atividades que julgam relaxantes e não se dão conta que essas situações contribuem para o aumento do estresse, déficit de atenção e podem provocar perda da memória.

Estudos apontam que são poucas as pessoas que chegam aos 80-90 anos com boas condições clínicas e que infelizmente a perda de memória acontece com a maioria. Normalmente as recordações passadas são ótimas, mas o problema esta com a memória recente.

E você deve estar se perguntando: “onde entra o tricô nessa história?”

E eu te conto.

sra_tpp

Um estudo feito nos Estados Unidos afirma que ler livros, costurar, se divertir com jogos de computador e até mesmo tricotar pode adiar a perda da memória associada à idade avançada.

Pesquisadores da Clínica Mayo, do Estado de Minnesota, analisaram cerca de 200 pessoas entre 70 e 89 anos com leves problemas de memória e compararam estas pessoas com um grupo que não apresentava os sintomas.

Aqueles que, na meia idade, se ocuparam com leitura, jogos ou em hobbies como costura ou tricô, apresentaram 40% menos risco de ter o problema.

Anos depois, estas mesmas atividades reduziram o risco entre 30% e 50%.

Yonas Geda, autor do estudo e neurocientista disse: “Este estudo é empolgante, pois demonstra que o envelhecimento não precisa ser um processo passivo” e que “Simplesmente ao fazer um exercício cognitivo você pode se proteger contra perda de memória no futuro”, porém mais pesquisas são necessárias para confirmar as descobertas.

Bom, nós aqui do Tricô Passo a Passo acreditamos veementemente nos benefícios do tricô para a mente e para a alma, até fizemos um post aqui ensinando como relaxar fazendo tricô vale a leitura!

E você, usa o tricô para relaxar ou para outro benefício? Conta pra gente!

FacebookTwitterPinterestGoogle+WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.